segunda-feira, 29 de Abril de 2024  16:39
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-07-2012

Sushi muda vida de irmãos de Aveiro



Dois irmãos de Aveiro - uma topógrafa e um engenheiro químico a trabalhar como comercial - viram a sua vida virada de pernas para o ar depois de, casualmente, tomarem conhecimento do curso Master Sushi, ministrado em Lisboa pela mão da empresa aveirense Everything About Sushi.
A vida de Paulo e Marta Campos estava numa encruzilhada. Ele, de 41 anos, procurava uma “mudança radical de vida”. Ela, de 38 anos, fora atirada para o desemprego por “extinção do posto de trabalho”.
Hoje, na Esplanada do Marquês, no centro de Aveiro, estreiam um posto de confecção e venda de sushi, um prato da culinária japonesa que nos últimos anos tem ganho adeptos no país.
Numa primeira fase, o “spot” na Praça Marquês de Pombal funciona apenas às quintas, sextas e sábados aos almoços e jantares para “testar o mercado” da cidade, explicou Gonçalo Fonseca, da Everything About Sushi. “Estou convencido que há público de sushi. A oferta é pouca e a nossa proposta é comer bem e a preços acessíveis e justos”.
O curso em Lisboa, de seis semanas, foi ministrado por Paulo Morais, “a pessoa que mais sabe de sushi em Portugal”, diz Paulo Campos, desde sempre “apaixonado pelo Japão”. Seguiram-se dois meses de estágio em restaurantes de Aveiro (Matsuri) e Lisboa (Sushi Café Avenida), em “ambiente de trabalho” que os preparou para a experiência que iniciam hoje.
“O Gonçalo queria dinamizar a Esplanada do Marquês e falou connosco. Nós aceitámos”, explicou Marta Campos. A topógrafa tinha “pouco a perder” por estar sem emprego. O irmão quis correr o risco. “Tinha uma situação confortável mas despedi-me. Achei que era uma boa oportunidade de mudar de vida”.
O “spot” em Aveiro é um dos seis que a Everything About Sushi terá em funcionamento durante o Verão - os outros são no Algarve (três), Lisboa e Madeira. Após a época estival, irão manter-se abertos o da capital e o de Aveiro. Mais para o fim do ano, a estratégia da empresa vira-se para a abertura de novos espaços em centros comerciais de Lisboa, Porto e cidades de média dimensão.
Gonçalo Fonseca confia no sucesso do projecto. “O sushi não é uma comida de massas, mas também já não é uma comida de nicho”, refere ao Diário de Aveiro.
Paulo e Marta, sem qualquer experiência profissional anterior associada à confecção de sushi, propõem aos clientes uma ementa “simples mas sofisticada”. “A nossa escola é mais purista e menos de fusão”, informa Paulo.
Na Esplanada do Marquês serão utilizados preferencialmente peixes portugueses e próprios de cada época - não faltarão carapau, sardinha, salmão, atum, cherne ou cantaril, entre outras espécies. A preparação das refeições será feita à vista dos clientes, outros dos desafios que os irmãos terão de enfrentar.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®